-
Arquitetos: Ludwig Godefroy Architecture
- Área: 200 m²
- Ano: 2015
-
Fotografias:Rory Gardiner
Descrição enviada pela equipe de projeto. A residência Zicatela é uma pequena casa de finais de semana localizada no topo de uma colina em frente à praia de Zicatela, na cidade de Puerto Escondido, no estado de Oaxaca, México.
A casa foi projetada com um objetivo principal: dar ao proprietário a oportunidade de esquecer a Cidade do México para romper com a megalópole e com os hábitos urbanos, descansando e relaxando enquanto desfruta do calor da costa mexicana e da luz pacífica de Oaxaca.
Esta casa responde a uma paisagem dupla, de um lado a praia e o mar, e do outro as montanhas e os campos de agave, cuja planta é a base para o mezcal e a tequila. Este projeto tem uma personalidade muito interessante, é uma casa de campo à beira-mar, em vez de uma casa de praia.
A residência está baseada nessa dualidade, na dualidade de seu entorno, e é capaz de responder às montanhas, sendo protetora como uma fortaleza e também um espaço aberto; o que lhe confere a sensação de viver em um jardim onde a fronteira entre o interior e o exterior desaparece.
A residência Zicatela é construída em um pequeno terreno de 300 m2, usando a tipologia da arquitetura defensiva, onde um muro circunda completamente o terreno, ajudando a criar uma área 100% controlada, tornando-a uma fortaleza ao ar livre, com única vista em direção ao céu, o único elemento permanente no tempo.
A casa é um bunker do lado de fora, uma daquelas enormes estruturas de concreto que eu costumava ver na Normandia - onde nasci -, e a proteção de uma pirâmide mexicana no interior, que vejo quando viajo pelo México, o país onde eu vivo e trabalho por 10 anos.